google.com, pub-6439841321689128, DIRECT, f08c47fec0942fa0 PLENÁRIA DO FAS COM A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA É MARCADA POR SÉRIAS DENÚNCIAS E REIVINDICAÇÕES POR MELHORIAS NOS SERVIÇOS - FÓRUM DA ASSISTÊNCIA SOCIAL| FAS-SP PLENÁRIA DO FAS COM A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA É MARCADA POR SÉRIAS DENÚNCIAS E REIVINDICAÇÕES POR MELHORIAS NOS SERVIÇOS - FÓRUM DA ASSISTÊNCIA SOCIAL| FAS-SP
19/12/2018

PLENÁRIA DO FAS COM A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA É MARCADA POR SÉRIAS DENÚNCIAS E REIVINDICAÇÕES POR MELHORIAS NOS SERVIÇOS

PLENÁRIA FAS COM A POPULAÇÃO DE RUA É UM GRANDE SUCESSO

Apesar da descrença de muitos, que temiam que não houvesse adesão da Pop Rua ao evento, afinal, é fim de ano, além disso, alguns afirmavam que “eles não se interessam por esse tipo de reunião”. Será mesmo ?

Quem esteve na Câmara Municipal no dia 03 de dezembro de 2018 pôde ver que, às 9 horas, já havia uma longa fila aguardando a abertura do prédio, formada em sua maioria por pessoas que queriam participar da plenária do FAS. Todos aguardavam com paciência a liberação na recepção da Câmara.
Quem observava os usuários chegando de maneira tímida para ocupar os assentos  muitos carregando sacolas com latinhas recolhidas ao longo do caminho  não poderia imaginar o quanto a participação seria intensa e cheia de energia ao longo da reunião.


O forte desejo de falar e ser ouvido sobre as vivências do dia a dia chamou a atenção das autoridades presentes, que naquele momento estavam ali como ouvintes das reivindicações e avaliações feitas pela população usuária dos serviços.
Participaram como convidados a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, acompanhada da Guarda Civil Metropolitana, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, a Secretaria Municipal de Assistência Social, o representante do Ministério Público do Núcleo de Direitos Humanos e Inclusão Social, o Conselho Municipal de Assistência Social, além da Executiva do FAS, composta pelo coordenador Francis Lisboa, pela secretária Darcy Diago Finzetto, por Maria Gusmão, representante dos trabalhadores, e por José França, usuário dos serviços que ajudou a divulgar e organizar o evento. A Defensoria Pública foi o único órgão convidado que não compareceu e não apresentou justificativa.


Uma fala que chamou muita atenção foi o fato de o Conselho Municipal de Assistência Social ter sido representado por uma conselheira do segmento dos trabalhadores, já que os conselheiros do segmento de usuários não se dispuseram a participar. A única que aceitou comparecer foi a conselheira Tamara Cereja, representante dos trabalhadores. A postura dos conselheiros que deveriam representar os usuários foi duramente criticada pelos presentes.








Chamou a atenção dos presentes a ausência de representantes de SMADS no inicio do evento, já que chegaram por volta das 11 horas e 30 minutos. O secretário justificou que havia uma agenda com o prefeito Bruno Covas e que, por se tratar de um compromisso importante, não seria possível comparecer às 9 horas na plenária do FAS.

Apesar de estarem presentes mais de 325 usuários no evento, considerando o desafio que é realizar atividades dessa natureza com o público devido à dificuldade de transporte, divulgação e outros fatores, e apesar da grande participação nas falas, que cobravam mudanças, a comunicação de SMADS deu pouco destaque ao evento. A atividade nem mesmo apareceu na agenda do secretário até as 15 horas do dia 3 de dezembro, sendo mostrada apenas a participação do secretário junto ao prefeito.

Mesmo com a tentativa de minimizar o evento por parte de alguns, nas ruas o efeito foi muito diferente. A repercussão foi intensa. O encontro foi comentado e analisado pelos usuários e também por representantes das entidades que trabalham com esse público.




                                          *Vídeo com trechos da plenária com os usuários 

O evento solidificou a necessidade de o FAS continuar sendo um instrumento de vocalização para os usuários e de que nossas plataformas, sejam presenciais nas plenárias ou virtuais, sempre abram espaço para as reivindicações e denuncias trazidas pela população que utiliza os serviços. Além disso, reafirma-se o papel do FAS como canal de denuncias contra abusos cometidos por autoridades contra a população em situação de rua.

Nesse sentido, levaremos para nossas reuniões com o gabinete de SMADS todas as questões levantadas, bem como para os demais órgãos, dentro de suas respectivas atribuições.

Por fim, ficou estabelecido que haverá uma segunda plenária com os usuários, com data a ser discutida e viabilizada pela Executiva do FAS, o que deve ocorrer ao longo de fevereiro de 2019, para que a divulgação seja ampla.

A estratégia de divulgação boca a boca e com panfletos especialmente para aqueles que não aderem aos Centros de Acolhida  realizada diretamente nas ruas e de forma individual nos Centros de Acolhimento se mostrou muito eficiente. Fica um agradecimento especial à ASCOM, ao Bom Parto, ao Sefras e às demais entidades que se esforçaram para viabilizar a presença dos usuários e colaborar com a divulgação do evento.

Assim que houver a data do próximo encontro, faremos a divulgação.

   CALENDÁRIO DE REUNIÕES ORDINÁRIAS DO FAS




As reuniões plenárias ordinárias  do FAS acontecem na Câmara Municipal de São Paulo no 1º Andar ..

Acesse o Site do FAS : www.fas-sp.org

whatsapp do FAS-SP

Segue o link para participar do grupo de whatsapp do FAS-SP esse grupo destina-se apenas para aqueles que desejam receber notícias da Executiva do FAS somente os ADM podem publicar nele. Evitando assim a quantidade gigantesca de mensagens . Basta clicar e participar!


LINK 1

LINK 2

  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

1 comments:

  1. Parabéns FAS !!!
    Por dar encorajamento aos usuários ocuparem os Espaços Públicos, pois, há vozes que querem ser ouvidas e muitas demandas a serem resolvidas.
    Parabéns á todos os presentes !!!

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentario

Item Reviewed: PLENÁRIA DO FAS COM A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA É MARCADA POR SÉRIAS DENÚNCIAS E REIVINDICAÇÕES POR MELHORIAS NOS SERVIÇOS Rating: 5 Reviewed By: FAS-SP