google.com, pub-6439841321689128, DIRECT, f08c47fec0942fa0 ''À noite, não tem como trabalhar com os moradores de rua. De dia tem mais tempo'' - FÓRUM DA ASSISTÊNCIA SOCIAL| FAS-SP ''À noite, não tem como trabalhar com os moradores de rua. De dia tem mais tempo'' - FÓRUM DA ASSISTÊNCIA SOCIAL| FAS-SP
10/05/2010

''À noite, não tem como trabalhar com os moradores de rua. De dia tem mais tempo''

06 de maio de 2010
ENTREVISTA
ALDA MARCO ANTONIO,
VICE-PREFEITA E SECRETÁRIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Alda Marco Antonio, afirma que está criando um novo modelo de política para lidar com o morador de rua. Em vez de dar prioridade aos albergues, que recebiam a população de rua durante a noite, ela pretende investir em atendimentos diurnos, feitos nas tendas. Hoje são duas. Até o fim do ano serão cinco. "À noite, não tem como trabalhar com os moradores de rua, já que eles vão para os albergues dormir. Durante o dia, os educadores têm mais tempo para trabalhar com eles", diz.

Qual é o eixo da política atual para moradores de rua?
São as tendas, que têm mesas, banheiros químicos e chuveiros para receber os moradores de rua. Lá, nada é obrigatório. As pessoas vão porque gostam. Para nós, hoje, a tenda virou um modelo para ser visto. É um programa que não teve divulgação, mas há dias em que passam pelas tendas 700 usuários. Nem a família quer o sujeito que ficou anos na rua se ele não se acostumar a tomar banho. Ele precisa ter coragem para procurar a família. Mas o principal é o contato com os educadores.

Dá resultados?
Desde que começamos, conseguimos tirar 221 pessoas da rua. Antes, esse índice era contado em unidades. Deixar a escadaria da Sé para entrar na tenda já é um grande passo.

E os albergues? Pessoas que estão na rua reclamam da falta de vagas.
Quando têm condições e procuram o albergue, a instituição é obrigada a atendê-las. Se elas não forem atendidas, precisamos ser informados. São 8 mil vagas. E não conseguimos preencher todas, porque muitas pessoas preferem dormir nas ruas.

Fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100506/not_imp547776,0.php
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comments:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentario

Item Reviewed: ''À noite, não tem como trabalhar com os moradores de rua. De dia tem mais tempo'' Rating: 5 Reviewed By: Fórum da Assistência Social da cidade de São Paulo